top of page

CBHPM: Como funciona e o que é o cálculo de procedimentos médicos?

Atualizado: 24 de nov. de 2020




A CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) é amplamente utilizada como parâmetro para cálculo de honorários médicos tendo como principal objetivo, garantir remuneração adequada para os serviços prestados tanto no diagnóstico, quanto no âmbito terapêutico.

A CBHPM possui inúmeras peculiaridades que devem ser compreendidas por profissionais de auditoria de saúde para a correta cobrança dos procedimentos realizados, como forma de possibilitar uma remuneração justa e equilibrada para os serviços prestados pelo profissional médico.


O QUE É A CBHPM

A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) é um referencial para a cobrança de honorários médicos. A sua primeira edição foi lançada em 2003 para sanar uma necessidade de valorização do trabalho do profissional da saúde frente as operadoras de planos de saúde.

Desde o seu lançamento, CBHPM foi incorporada e reconhecida por diversas operadoras e entidades do setor, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que utiliza a classificação como referencial de codificação para a tabela TUSS.

QUEM FAZ A CBHPM

A CBHPM é mantida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelas sociedades de especialidades médicas, com participação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e ainda conta com o apoio de entidades médicas nacionais como:

· Federação Nacional dos Médicos (FENAM);

· Associação Médica Brasileira (AMB);

· Conselho Federal de Medicina (CFM).

PORQUE A CBHPM É TÃO IMPORTANTE

De grande importância tanto para o profissional da saúde, quanto para o paciente. A CBHPM traz benefícios para ambos os lados por construir uma relação justa e equilibrada.

Por que é importante para os profissionais da saúde?

A CBHPM possui significativa importância para a classe médica, por permitir que seja realizada uma remuneração justa, proposta pela própria classe. É importante destacar que com a CBHPM, têm-se uma clara ideia dos seus custos tanto para o médico que realiza o serviço, quanto para operadora de saúde que vai efetuar o pagamento.

Mas e para a população, por que é importante?

A classificação permite que sejam identificados os procedimentos médicos cientificamente comprovados, o que permite que a conduta dos profissionais médicos, sejam ainda mais transparentes, ampliando a satisfação do paciente.

 

Agora você já sabe o que é a CBHPM, aproveite e seja um assinante preenchendo seus dados no rodapé da página e aprenda ainda mais.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page